Sons que prejudicam sua audição e você nem sabia

Apesar da perda auditiva estar relacionada ao envelhecimento, alterações degenerativas e a doenças, a maior parte está relacionada à exposição a ruídos. A exposição a ruídos em excesso por longos períodos ou em intensidades elevadas, prejudicam de nossa audição. Estes danos causados a nossa audição podem ser irreversíveis.

A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), ocorre quando nos expomos extremamente a um som elevado ou então quando ficamos expostos a um som elevado durante um certo período de tempo.

Para entender essa perda da audição ocasionada pelo ruído é importante sabermos que todos temos células minúsculas no ouvido interno. Essas células vibram e enviam um sinal elétrico ao nervo auditivo, permitindo assim que você escute. Com o tempo, se houver dano a estas células ciliadas, haverá perda auditiva.

Sons que prejudicam a audição

Medidos em decibel (representado pela sigla dB), alguns sons podem causar perda auditiva temporária, permanente ou de longo prazo. A perda pode ocorrer instantaneamente ou após um tempo de escuta prolongada.

Uma conversa tem cerca de 60 dB e não tem potencial de causar danos à saúde auditiva. Já um show de rock, que tem média de 120 dB, pode causar danos auditivos após os 15 primeiros minutos.

A Signia fez um levantamento de sons que podem prejudicar sua audição e em quanto tempo de exposição o dano ocorre. Confira:

85 – 100 dB (Demora 6 a 8 horas para causar danos)

– Tráfego pesado

– Ar condicionado de janela (perto de você)

– Bar barulhento

– Secador de cabelo

– Motocicleta

– Brinquedo de apertar (perto da orelha)

– Vagão do metrô (passando)

– Música no volume máximo

110 – 180 dB (Demora de um a 30 minutos antes de causar dano, dependendo do nível)

– Show de rock (se localizado perto de alto-falantes)

– Trovão

– Sirene de veículo de emergência

– Estouro de balão (perto da orelha)

– Multidão em estádio

– Fogos de artifício

– Airbag de segurança

– Avião a jato decolando

A melhor forma de evitar a perda auditiva ocasionada por ruídos é ficar atento ao som do ambiente onde você está. Caso o som esteja muito alto, evite ficar no local por longos períodos. Em shows, por exemplo, se mantenha distante das caixas de som. Caso seja possível, em algumas situações opte pela proteção auditiva. E tenha atenção especial com os fones de ouvido.

Lembre-se de que qualquer sensação de perda auditiva súbita deve ser investigada o mais rápido possível. Quando o diagnóstico e o início do tratamento são postergados, as chances de recuperação caem consideravelmente.

Viu só como vários sons do dia a dia podem prejudicar nossa audição? Por isso é importante ficarmos atentos e realizar check-ups auditivos regularmente. Quer saber mais sobre isso? Confira nosso artigo sobre o assunto.

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste