Qual é a importância do check up auditivo?

Todos os anos, as pessoas se programam para fazer seu check up da saúde. Ginecologista, Cardiologista e Oftalmologista são os médicos que os pacientes, sabiamente, nunca esquecem de marcar uma consulta anual. Mas e o check up auditivo?

Boa parte da população ainda não tem o costume de incluir o Médico Otorrinolaringologista e o Fonoaudiólogo nessa lista de checagem, o que pode trazer danos irreversíveis à saúde auditiva.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 460 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum grau de deficiência auditiva que afeta a qualidade de vida.

A audição além de favorecer a comunicação, é fundamental para preservar nossa segurança, pois ao ouvir sinais de alerta, como por exemplo o som de uma buzina, acidentes poderiam ser evitados. A audição é um sentido que estimula algumas áreas do cérebro ligadas à memória, à atenção e à cognição.

Quando essas áreas recebem baixo estímulo devido à perda da audição, diversos problemas começam a surgir. Nas crianças o mais comum são problemas no desenvolvimento da fala e da linguagem, além da dificuldade de aprendizagem. Já nos adultos e idosos, podemos notar maior propensão de demências e depressão.

Check up auditivo como prevenção

No Brasil, a lei nº 12.303/2012 regulamenta a obrigatoriedade do teste da orelhinha, realizado em recém-nascidos nas primeiras 48 horas de vida. Porém, depois desse período, poucas crianças passam por algum tipo de avaliação para acompanhar o desenvolvimento auditivo. Em adultos e idosos, observamos que os mesmos só vão procurar ajuda e auxílio quando o quadro é bastante crítico.

A realização do check up auditivo todos os anos permite o diagnóstico precoce, desta forma aumenta as chances de sucesso do tratamento. Ao tratar a perda auditiva de forma imediata, a adaptação do aparelho auditivo pode ser mais fácil e as chances de ter uma qualidade de vida melhor aumentam consideravelmente.

Quem quiser ir além do check up auditivo como prevenção e adotar medidas no dia a dia que evitam a perda auditiva, deve ficar atento aos cuidados com os ouvidos.

Pergunte ao Médico ou ao Fonoaudiólogo quais atitudes da sua rotina diária que podem prejudicar sua audição e quais as melhores formas de evitar essas situações.

 

Quando realizar o check up auditivo

Os especialistas indicam realizar o check up auditivo uma vez por ano. Como a perda da audição é gradual, muitos não percebem que precisam de ajuda e deixam para procurar o Médico apenas quando notam alguma dificuldade. Portanto, realizar o check up auditivo todos os anos é fundamental.

Quer realizar um check up auditivo e conferir como está sua audição?  Procure um Médico Otorrinolaringologista e um Fonoaudiólogo, que são os profissionais especialistas mais indicados para avaliar, acompanhar e tratar os problemas auditivos.

 

 

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste