Quais são os principais sintomas da perda auditiva?

Estima-se que cerca de 28 milhões de pessoas sofrem com algum grau de perda auditiva no Brasil. O quadro se torna ainda mais crítico porque a maioria das pessoas não imagina que está passando por essa situação e que precisa procurar por tratamento o mais rápido possível.

Isso ocorre porque a deficiência auditiva raramente acontece de maneira súbita. Normalmente, boa parte das pessoas desenvolve problemas de audição gradualmente, o que faz com que o indivíduo afetado se acostume com o início da perda de audição, uma vez que o cérebro passa a compensar os déficits auditivos por muito tempo. Alguns pesquisadores explicam que desde o aparecimento do primeiro sinal até a busca por ajuda profissional, o tempo pode ser em média de sete anos.

Como saber se sofro de perda auditiva?

Caso suspeite que você esteja sofrendo com dificuldades auditivas, é importante se atentar a algumas questões:

  • O volume da sua televisão, celular ou rádio está muito alto?
    Se as pessoas ao seu redor comentam que o volume de aparelhos como a TV, celular ou rádio está muito alto, é preciso levar esses comentários em consideração. Este pode ser um sinal de que há algo de errado com a sua audição.
  • Você sempre pede para as pessoas repetirem o que elas falaram?
    Este é outro sinal clássico de perda auditiva. Fique atento a suas conversas para perceber se você sempre pede para que as pessoas repitam o que elas disseram.
  • As conversas se tornaram cansativas?

Quando você precisa se concentrar demais para entender o que as outras pessoas estão dizendo, logo surge o sentimento de estresse. Outro sinal de que você deve procurar por ajuda profissional.

Devo me preocupar com o zumbido no ouvido?

O zumbido é um “barulho” incomodativo ou não, que um indivíduo escuta sem a existência de uma fonte sonora externa. Algumas pessoas referem seu zumbido com um som de uma “cigarra”, outros com de uma “cachoeira”, há outras variações quanto essa percepção. Na maioria dos casos, o zumbido aparecem como consequência de um processo de perda auditiva, que pode ser causado pelos mais variados problemas e hábitos. O zumbido também ocorre devido a inúmeras causas como alterações metabólicas, estresse, entre outros. Quanto mais cedo procurar uma orientação, maior a chance de melhorar este desconforto.

 

 

 

 

Como posso prevenir e tratar a perda auditiva?

Há várias recomendações que são direcionadas para pessoas de todas as idades para prevenção da perda auditiva. Os principais cuidados são com o uso de fones de ouvido e a realização testes auditivos anuais a partir dos 50 anos.

Já quando se fala em tratamento, na maioria dos casos é indicado o uso de aparelhos auditivos a fim de amenizar ou compensar a deficiência. Com tecnologias cada vez mais avançadas, os aparelhos auditivos são capazes de tornar a audição mais confortável e fácil para o paciente, trazendo maior qualidade de vida.

O importante é ficar atento e, caso notar que a audição não está tão bem, procure por um Médico Otorrinolaringologista ou um Fonoaudiólogo. Lembre-se que o diagnóstico precoce será fundamental para evitar maiores danos.

Quer acompanhar todas as novidades, informações e dicas sobre perda auditiva e conhecer os mais modernos aparelhos auditivos? Então não deixe de acompanhar as nossas redes sociais como o Facebook (https://www.facebook.com/sonidoaudicao) e o Instagram (https://www.instagram.com/sonidoaparelhosauditivos/).

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste