Perda auditiva também é problema de pessoas jovens

Frequentemente associada aos idosos, a perda auditiva também é um problema que atinge pessoas jovens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos estão expostas a situações que podem as levar a desenvolver perda auditiva.

Uma investigação realizada por especialistas da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), contatou que mais de 50% dos jovens que participaram dos testes, sofriam com o chamado zumbido, considerado um dos primeiros sintomas de perda auditiva.

Apesar de existir diversas causas como genética e doenças, a principal culpada para a perda auditiva em jovens seria a exposição excessiva a sons intensos.

Por exemplo, muitos jovens se atentam as recomendações de não escutar música alta com fones de ouvido e negligenciam as advertências.

Outros fatores como ir a bares, shows barulhentos e tocar em uma banda também expõem a saúde auditiva ao perigo.

Proteja sua audição

Ao escutar música com fones de ouvido, a recomendação é que o volume seja mantido em 60% do máximo, por apenas 60 minutos ao dia. Essa é a chamada regra dos 60/60.

Já para shows e ambientes barulhentos, o ideal seria usar proteção auditiva como protetores auriculares e fazer intervalos de pelo menos dez minutos a cada hora de exposição a muito barulho.

Para músicos e funcionários de estabelecimentos como bares e casas de shows, o ideal é procurar por um médico ou fonoaudiólogo para entender melhor como se proteger e evitar lesões permanentes à audição.

Além disso, qualquer estratégia de prevenção e proteção deve incluir exames auditivos regulares para diagnóstico da perda auditiva.

Viu como a perda auditiva também é algo que pode atingir pessoas jovens? Caso queira saber mais sobre o assunto e tirar dúvidas, é só entrar em contato com a nossa equipe.

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste