
Ouvir é um dos sentidos que nos coloca em contato com o mundo e nos leva à comunicação…
Dessa forma, nos relacionamos, aprendemos e trocamos experiências emocionais e sociais. Basta saber isso para mostrar a importância da audição em nossas vidas.
Hoje, muitos estudos apontam a perda auditiva, em qualquer grau, como um dos fatores relacionados à depressão. A consequência é o isolamento social e a diminuição da interação, ocasionando uma estagnação mental.
Baseado em dados de uma pesquisa feita pela National Health and Nutrition Examination Survey, incluindo 18 mil adultos com a idade de 18 anos e/ou acima, foi descoberta a relação entre deficiência auditiva e depressão.
Como exemplo e constatação, separei trechos do célebre testamento de Heiligenstadt, escrito por Beethoven, em que mostra a mudança de estilo de vida que o compositor adotou após a instalação gradativa de sua surdez, que o levou a constantes crises depressivas:
“Ó homens que me tendes em conta de rancoroso, insociável e misantropo, como vos enganais. Não conheceis as secretas razões que me forçam a parecer deste modo … Não me era, contudo, possível dizer aos homens: “Falai mais alto, gritai, pois eu estou surdo”… Para mim, já não há encanto na reunião dos homens … Esses incidentes levaram-me quase ao desespero e pouco faltou para que, por minhas próprias mãos, eu pusesse fim à minha existência … Estou afastado dos divertimentos da vida em sociedade, dos prazeres da conversação, das efusões da amizade.”
Hoje tudo isso pode e deve ser evitado com o uso da amplificação sonora. Idosos com perda auditiva de qualquer grau precisam verificar e acompanhar a sua audição anualmente no sentido de diminuir qualquer declínio emocional ao longo do tempo.
Mais informações: Centro Auditivo Sonido – Rua Casemiro de Abreu, 576.
Por Flavia Araujo Santos | Fonoaudióloga- (CRFª 2 – 11.140)
Fonte: http://zummribeirao.com.br/colunas/perda-auditiva-e-depressao/
Fale Conosco
Consulte-nos para saber os locais de atendimento em sua região, além de nossa disponibilidade em atendermos em seu domicilio.
Telefones:
0800 606 80 73
16 3941-3015
Ribeirão Preto
Rua Casemiro de Abreu, 576 – Vila Seixas
Araraquara
Av. Prudente de Morais, 880 – Centro
Batatais
Cel. Joaquim Rosa, 590 – Centro