O que esperar da sua primeira consulta com o fonoaudiólogo?

Diagnóstico em mãos, é hora de marcar a primeira consulta com o fonoaudiólogo. Mas o que esperar desse atendimento?

Antes de tudo, saiba que o fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde responsável por tratar a audição. É ele quem contribuirá de forma decisiva no tratamento de distúrbios auditivos como zumbido e perda da audição.

É o fonoaudiólogo quem acompanhará de perto todo o processo de adaptação aos aparelhos auditivos. Por isso, para te ajudar a entender a ajuda que esse profissional lhe proporcionará, montamos abaixo uma lista de itens sobre o que você deve esperar da sua primeira consulta.      

Avaliação audiológica apropriada

Logo na sua primeira consulta, já espere por uma avaliação audiológica apropriada. Além do histórico médico, o fonoaudiólogo fará uma série de testes para saber mais sobre seu grau de perda auditiva, o quanto você compreende da fala e o quanto a perda de audição tem afetado sua qualidade de vida.

Além dos testes, a avaliação também contemplará uma série de questões relacionadas a aspectos estéticos, recursos desejados, habilidade manual do usuário e outras preferências para que o profissional possa indicar os melhores modelos de aparelhos auditivos.

Com todas as respostas em mãos, o fonoaudiólogo elaborará um esboço do plano terapêutico, mostrando ao paciente o caminho que será percorrido durante o processo de adaptação aos dispositivos.

Primeiros testes

Com os modelos selecionados de acordo com a necessidade de cada pessoa, o fonoaudiólogo então já fará os primeiros testes com os produtos na consulta inicial.

O paciente terá a oportunidade de provar os modelos e ver qual melhor se adapta, se o mesmo é confortável durante o uso etc. Além disso, já na primeira consulta o profissional fará os ajustes que proporcionarão a melhor qualidade sonora, com o menor esforço.

Também nesse momento, o fonoaudiólogo passará todas as informações sobre a manutenção e suporte.

Em centros auditivos como a Sonido, é possível testar os aparelhos também em casa por um período, antes de finalizar a compra.

A adaptação não acontecerá na primeira consulta

É importante saber que a adaptação aos aparelhos auditivos não ocorre instantaneamente, logo na primeira consulta. Mesmo com a avaliação apropriada e a oportunidade de realizar testes com os dispositivos, o paciente precisa entender que esse é um processo terapêutico em que o cérebro terá que se acostumar novamente com os sons.

O importante é ser sincero com o fonoaudiólogo na primeira consulta e contar todas as suas necessidades do dia a dia e as expectativas que você tem em relação ao aparelho auditivo. Dessa forma, o profissional conseguirá selecionar o melhor aparelho para o seu caso e, assim, o processo de adaptação ocorrerá de forma mais rápida.

Lembre-se de seguir todas as recomendações dadas na primeira consulta e também tirar todas as dúvidas que tiver sobre perda auditiva e seu tratamento.

Agora que você já sabe o que esperar da sua primeira consulta com o fonoaudiólogo, que tal marcar a sua avaliação e começar o tratamento? É só entrar em contato com a nossa equipe.

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste