O FONOAUDIOLOGO NA SAÚDE AUDITIVA

O Dia do Fonoaudiólogo é celebrado em 9 de dezembro. Profissional da área da saúde, ele é responsável por trabalhar os diferentes aspectos da comunicação humana, que envolvem, dentre outros, a fala, a voz e a audição.

No caso dos distúrbios auditivos (perdas auditivas, zumbidos, hiperacusia, distúrbios do processamento auditivo deficientes auditivos, entre outros) o fonoaudiólogo é quem contribuirá de forma decisiva para a qualidade de vida dos pacientes.

Quer saber como esse profissional pode oferecer o auxílio necessário para quem sofre com algum grau de surdez? Continue lendo o post e confira!

A importância do fonoaudiólogo

No aspecto auditivo, o fonoaudiólogo é responsável pela promoção e intervenção na saúde auditiva.

A Organização Mundial da Saúde, estima que 50% dos jovens, entre 15 a 35 anos, estão com a audição em risco dada a exposição frequente prolongada a ruídos elevados como música, fones de ouvidos, bares, shows além da poluição sonora inerente em nosso dia a dia. Quando passamos a estatística para pessoas acima de 65 anos, detectamos que um terço dessa população possui algum comprometimento auditivo, dentre eles:

  • Ouvir o que as pessoas falam, mas não entender
  • Parecer que as pessoas murmuram quando falam
  • Solicitar repetição
  • Pessoas comentarem que a TV está com o volume muito alto
  • Não conseguir entender quando está em reuniões, restaurantes e etc
  • Zumbido no ouvido
  • Crianças que demoram para adquirir ou fazem muitas trocas na fala podem estar com algum tipo de alteração auditiva
  • Crianças com baixo rendimento escolar podem apresentar algum tipo de alteração das vias auditivas

Ao detectar qualquer indício de perda auditiva, o fonoaudiólogo e/ou o médico otorrinolaringologista devem ser procurados para que possa ser feito a orientação e a escolha do melhor tratamento

Na maior parte dos adultos com perda auditiva diagnosticada, o fonoaudiólogo será o profissional que acompanhará todo o processo de seleção de aparelhos auditivos e acompanhamento da adaptação desse recurso.  Desta forma quando o fonoaudiólogo é procurado ele deve basear a adaptação do aparelho auditivo em todo o perfil social, comunicativo e estético que a pessoa precisa.

O fonoaudiólogo e a escolha do aparelho auditivo

É o profissional que gerencia todo o processo de adaptação que vai além da aquisição do aparelho auditivo. Para que esse processo seja contemplado, o fonoaudiólogo realizará a seleção do melhor tipo de aparelho (os que se posicionam atrás da orelha ou os que podem ser introduzidos dentro do ouvido), os recursos tecnológicos que contemplem as necessidades auditivas e sociais (podendo selecionar aparelhos que podem fazer a leitura do ambiente e trazer um ajuste favorável à situação auditiva) e orientar quanto aos aplicativos existentes e acessórios que podem ser agregados para um melhor bem estar no dia a dia do paciente.

O fonoaudiólogo tem a responsabilidade de acompanhar o cliente, após a aquisição dos aparelhos, pois ajustes e regulagens precisam ser realizados para garantir a melhor performance dos aparelhos auditivos. Por meio de microfone sonda, o fonoaudiólogo consegue verificar o ajuste ideal, preciso e objetivo que o cliente precisa.

Gostou deste artigo sobre a importância do fonoaudiólogo para quem tem deficiência auditiva? Então aproveite para entrar em contato conosco e conhecer o suporte profissional que oferecemos.

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste