Entenda como temperaturas mais frias podem danificar seus aparelhos auditivos

Você sabia que o clima frio e a umidade podem danificar os aparelhos auditivos e suas baterias?

O frio em si não é prejudicial, o problema são as mudanças de temperatura que podem estragar os componentes internos dos dispositivos auditivos.

Por exemplo, mesmo que não esteja chovendo, a umidade estará presente porque mudanças extremas de temperatura ocorrem com bastante frequência nessa época do ano. Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, é comum fazer calor de dia e à noite as temperaturas caírem drasticamente durante o inverno.

Outra situação comum é você sair à rua em dias mais frios, em temperaturas bastante baixas, e logo em seguida entrar em ambientes mais quentes. Essas mudanças de temperatura podem formar condensação nos aparelhos auditivos

Fique atento aos sinais de danos

O problema da umidade nos dispositivos é que ela pode arruinar o microfone e o receptor, entupir tubos e o som do molde e causar corrosão. Alguns dos principais indicadores de que os aparelhos auditivos podem estar danificados são:

  • O aparelho auditivo é cortado durante ruídos altos.
  • O som desaparece ou vai e vem.
  • Tudo o que você ouve é pontuado por estática.
  • Os sons não são claros ou parecem distorcidos.
  • O aparelho auditivo para de funcionar completamente e começa novamente. Isso pode acontecer algumas vezes.

Como evitar que o frio danifique os aparelhos auditivos

Em dias muito frios, o ideal é comprar protetores de ouvidos para manter as orelhas quentes e os aparelhos protegidos.

Outra dica fundamental é comprar um kit de secagem de aparelho auditivo ou desumidificador. A sílica em gel é a opção mais econômica, mas os desumidificadores elétricos são mais eficientes e alguns modelos contam com diferenciais como ação anti-germes por luz ultra-violeta.

Chapéus e toucas podem ajudar você se manter quente, ao mesmo tempo em que protegem seus aparelhos auditivos. Em dias chuvosos, use sempre o guarda-chuva ou uma capa com capuz. O importante é manter os dispositivos sempre secos.

Caso suspeite que os aparelhos ficaram molhados, retire as baterias imediatamente e consulte o manual para saber quais tipos de ações tomar.

Algo que você pode fazer é retirar as baterias e deixar o compartimento aberto. Logo em seguida, usar um pano limpo e seco para retirar a umidade. Então, coloque a bateria e o aparelho no desumidificador.

Se ainda assim tiver dúvidas, fale com o fonoaudiólogo e peça informações sobre a melhor forma de cuidar dos dispositivos nessas situações.

Agora que você já sabe que é preciso cuidado com os aparelhos auditivos em épocas de temperaturas frias, que tal conhecer as opções de modelos que são resistentes à umidade e que você pode usá-los com mais tranquilidade em qualquer estação do ano? Entre em contato com a nossa equipe para podermos te ajudar na escolha.

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste