Entenda como a perda auditiva prejudica o desempenho em sala de aula

Um estudo de 2019, da Universidade Erasmus na Holanda, constatou que mesmo crianças com perda auditiva leve podem desenvolver problemas de comportamento e apresentar baixo rendimento escolar. A pesquisa mostra que famílias e as instituições educacionais precisam estar sempre atentas com a questão auditiva dos escolares.

A perda auditiva é um problema que interfere no desempenho escolar e na aprendizagem, pois a incapacidade de ouvir com clareza, pode fazer com que a criança perca o interesse pela escola, prejudicando o desenvolvimento da fala e da linguagem, além de causar isolamento social e afetar a autoestima.  

Sintomas da perda auditiva em crianças

Para conseguir identificar a perda auditiva, os pais podem contar com a ajuda dos professores, já que a sala de aula sempre foi um bom ambiente para identificar problemas auditivos. O importante é que ambos fiquem atentos a alguns sintomas, quando a criança:

  • Falar alto demais;
  • Estiver sempre desatenta, distraída e/ou agitada;
  • Apresentar dificuldade na pronúncia das palavras;
  • Não escutar quando é chamada;
  • Usar fones de ouvido com o som em volume muito alto;
  • Apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem;
  • Solicitar que o professor repita várias vezes a mesma coisa;
  • Sentir dores no ouvido com frequência;
  • Apresentar dificuldades escolares.

É essencial que ao perceberem alguns destes sintomas, os professores avisem os pais para que a criança possa ser encaminhada ao Médico Otorrinolaringologista e ao Fonoaudiólogo para que se faça a avaliação da audição por meio de exames específicos e seja realizado o diagnostico o mais breve possível.

Aparelhos auditivos

Para muitos casos, o tratamento recomendado pelo Médico será o uso de aparelhos auditivos. Portanto, é importante que os pais possam se preparar para auxiliar o filho na adaptação ao dispositivo.

Além de muita paciência, é necessário que os pais encorajem a criança a usar o aparelho auditivo, já que quanto mais ela usar, mais fácil será a adaptação e melhores serão os resultados.

Outra dica importante, é procurar por aparelhos auditivos que se adequem às necessidades do dia a dia da criança e o grau de deficiência.

Na Sonido, contamos com diversos aparelhos auditivos de última geração, além de uma equipe de profissionais à disposição para auxiliar com todas as dúvidas sobre a perda auditiva em crianças. Entre em contato com a gente e agende um teste gratuito.

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste