Entenda como a perda auditiva pode impactar a sua vida

Quando não tratada, a perda auditiva pode impactar negativamente a qualidade de vida das pessoas de diversas maneiras. Desde crianças a adultos, as consequências do problema podem afetar aspectos físicos, sociais e psicológicos.

Confira algumas das principais situações que a perda auditiva pode causar:

Isolamento social e depressão

A pessoa que sofre com a perda da audição e não procura por tratamentos tende a se afastar de situações sociais como restaurantes, reuniões em família etc. Isso porque ela tem dificuldade para falar ou então porque não consegue acompanhar as conversas.

A situação começa a gerar desconforto porque ela precisa pedir para que os outros falem mais alto ou que repitam o que disse. Para evitar isso, a pessoa passa a evitar o convívio social.

O resultado é o isolamento, a sensação de solidão e, consequentemente, a depressão.

Queda da produtividade no trabalho ou na escola

Acompanhar discussões durante as reuniões ou apresentações de projetos é algo complicado para quem tem perda auditiva. Profissionais que dependem da comunicação com o cliente sofrem ainda mais, já que a dificuldade para entender o que ele está falando pode ser visto como grosseria.

Na escola, ao não conseguir acompanhar as aulas, a tendência é de que o aluno se disperse e também sofra com queda na produtividade. Nesse caso, os resultados são as notas baixas ou até mesmo o abandono das aulas.

Segurança pessoal em risco

Pessoas com perda auditiva estão mais sujeitas a sofrerem acidentes. Nas ruas, ao não conseguir ouvir sons de veículos se aproximando, buzinas, entre outros sinais importantes, os riscos de atropelamentos e colisões aumentam consideravelmente.

Dificuldades com atividades de lazer

Ruídos altos em shows e eventos podem se tornar um incômodo para quem tem problemas de audição. Já para os praticantes de esportes, a perda auditiva representa uma complicação para a comunicação entre os jogadores da mesma equipe. Até mesmo assistir TV e ver vídeos no celular são atividades que podem ficar comprometidas.

Apesar de todos os impactos negativos que a perda auditiva pode trazer, é possível melhorar essa condição com tratamentos e/ou o uso de aparelhos auditivos.

O avanço da tecnologia proporcionou que os aparelhos atendam as diferentes necessidades de cada pessoa proporcionando facilidade de comunicação, mais estabilidade emocional, melhores relacionamentos interpessoais com familiares e amigos, mais autoestima e até mesmo uma melhor saúde física.

Quer saber mais sobre perda auditiva e conhecer os modelos de aparelhos disponíveis no mercado? Entre em contato com a gente.

 

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste