Cuidados com a saúde auditiva no verão

Com a chegada do verão, aumentam os casos de otite, uma inflamação do ouvido médio bastante comum em crianças de até sete anos. Quando não é devidamente tratada, a otite pode evoluir para a perda momentânea da audição e, em casos mais severos, a perda total.

Há dois tipos de otite: a média e a externa. A primeira é decorrente de gripes e resfriados e ocorre quando bactérias presentes na boca e na garganta migram para o ouvido médio por meio da tuba auditiva, causando inflamação. Já a externa é gerada quando a água da piscina ou do mar entra no conduto auditivo externo e o local não é seco corretamente, o que transforma o ambiente no local ideal para fungos e bactérias.

Durante as férias, a otite externa é mais comum devido ao contato frequente com a água, o que acaba facilitando a remoção da cera que serve como uma proteção para o canal auditivo.

Dentre os sintomas da otite estão:

  • Diminuição da audição;
  • Dor severa;
  • Febre;
  • Nas crianças é bom ficar atento se houver irritabilidade, choro constante e secreção no ouvido.

Se o paciente apresenta algum dos sintomas da doença, o ideal é procurar por um médico imediatamente, já que quanto antes a otite for detectada, melhor será para a sua saúde auditiva. O exame para diagnóstico é bastante simples e feito pelo otorrinolaringologista com o otoscópio, equipamento utilizado para observar o ouvido.

Geralmente, o tratamento é realizado por meio de antibióticos e analgésicos. Se a secreção continuar, pode ser indicado um método cirúrgico simples, em que é feita uma pequena abertura no tímpano para retirar essa secreção.

Para evitar a doença e cuidar melhor da saúde auditiva no verão, os médicos recomendam principalmente se atentar para secar os ouvidos após o banho e depois de um mergulho no mar ou na piscina.

A melhor forma de secar os ouvidos é usar a ponta da toalha ou as astes flexíveis apenas na porção externa da orelha e nunca dentro do conduto auditivo.

E aí, gostou do nosso post sobre os cuidados com a saúde auditiva no verão? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados à audição? Então continue acompanhando nossos textos e se mantenha informado.

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste