Conheça 4 cursos online e gratuitos para aprender Libras

Você sabia que há diversos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) online e gratuitos? Os cursos ajudam a promover a comunicação e a inclusão dos surdos no Brasil e podem ser feitos por qualquer pessoa interessada, do conforto de casa.

A Libras está diretamente ligada a expressões e movimentos faciais para ser compreendida pelo receptor da mensagem.

A Lei n º 10.436, de 2002, também conhecida como Lei da Libras, reconhece a língua como natural dos surdos. Além disso, estabelece como dever dos órgãos públicos apoiar e difundir a Libras e ainda promover a língua em cursos de licenciatura e fonoaudiologia.

Confira abaixo a lista de 4 cursos online e totalmente gratuitos que a Sonido selecionou para você aprender a Língua Brasileira de Sinais.

Universidade de São Paulo (USP)

A USP conta com um dos cursos de Libras mais conhecidos no Brasil. O conteúdo fica disponível no site e-disciplinas  e para acessá-lo não é preciso fazer cadastro. Ao todo, são 10 aulas, diversos exercícios práticos e recursos como o Glossário de Libras e informações técnicas. Por não ser um curso de extensão, não há emissão de certificado.

Escola Virtual do Governo

Por meio da Escola Virtual do Governo, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) oferece o curso Introdução à Libras, que tem carga horária de 60 horas e oferece certificado. O conteúdo é bastante abrangente e aborda desde as causas e graus da perda auditiva até os elementos para se comunicar em Libras.

Cursou

O site Cursou oferece diversas opções de cursos de Libras, do nível básico ao intermediário. Há desde cursos mais rápidos, com cerca de uma hora de duração, até cursos como o Música em Libras, que traz diferentes formas de aplicação da Linguagem Brasileira de Sinais, especialmente na composição ou na reprodução de músicas.

 

 

Ginead

O Ginead – Instituto Nacional de Ensino a Distância  conta com um curso de 50 horas de aulas que abordam o que é a surdez, variações linguísticas, alfabeto brasileiro de sinais, entre outros. Apesar do curso ser gratuito, quem quiser receber o certificado precisa pagar uma taxa.

Além dos cursos online, há também diversos aplicativos para celulares smartphones que oferecem meios para aprender Libras.

Um deles, por exemplo, é o HandTalk , tradutor de Libras disponível para Android e iOS, que conta com um intérprete virtual chamado de Hugo que ensina termos em libras para profissões, saudações, sinais, cores, números, etc.

Outra dica é o Librazuka , app também disponível para Android e iOS, que conta com conteúdo lúdico e linguagem simples para auxiliar na fixação das informações teóricas por meio de exercícios, jogos e animações.

Gostou do nosso post com dicas de cursos e aplicativos gratuitos para aprender Libras? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar a promover a inclusão dos surdos no Brasil.

 

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste