Confira 7 dicas de limpeza e cuidados com os aparelhos auditivos em casa

Quem usa aparelhos auditivos sabe a diferença que esses dispositivos trazem para a melhora da qualidade de vida das pessoas que sofrem com perda da audição . Discretos e confortáveis, eles podem durar por muitos anos, mas isso dependerá dos cuidados e limpeza que você terá com eles em casa.

Para te ajudar a cuidar do seu aparelho auditivo no conforto de sua casa, selecionamos algumas dicas e procedimentos fáceis, que tomam pouco tempo e garantem que a durabilidade do seu dispositivo seja longa. Confira.

  • Use pano macio e seco

Limpe seus aparelhos auditivos todos os dias com um pano macio e seco. Não utilize água, líquidos de limpeza, álcool e solvente, pois podem danificar seu aparelho auditivo.  

Cheque, no local onde você adquiriu os dispositivos, se há um kit de limpeza e manutenção e pergunte ao fonoaudiólogo se há algum outro produto específico que você possa usar para realizar a limpeza.

  • Leia o manual

Apesar de muito simples, esse procedimento é esquecido pela maioria dos usuários de aparelhos auditivos. Além de explicar sobre o funcionamento, normalmente o manual também traz explicações sobre a limpeza do modelo que você adquiriu. Portanto, siga à risca as recomendações.

  • Coloque os aparelhos em um desumidificador

Todas as noites, antes de dormir, é importante que você coloque os aparelhos auditivos em um desumidificador.

O produto é específico para a higienização e tem o objetivo de remover o excesso de umidade que passa da pele para o dispositivo em situações do dia a dia, como a transpiração.

Há desumidificadores mais simples, como aqueles com o refil de sílica, até mais modernos, como os elétricos. Outra opção são os modelos de aparelhos auditivos que já contam com a função de desumidificador nos carregadores de baterias. Evite deixá-los cair

Apesar de resistentes, é preciso atenção para não deixar que os aparelhos auditivos caiam e assim possam ser danificados. Quando for realizar o ritual de limpeza, coloque os dispositivos sobre uma superfície macia, como a cama ou o sofá.

 

 

  • Armazene os aparelhos auditivos corretamente

Ao retirar os aparelhos, lembre-se de sempre guardá-los na embalagem original e em um local seco e arejado. Nunca deixe o dispositivo ao alcance das crianças e ou de animais domésticos para evitar que o mesmo seja danificado.

  • Faça as manutenções periódicas

A manutenção preventiva periódica é necessária para assegurar a qualidade do produto. Então, mesmo que aparentemente tudo esteja funcionando bem, é importante continuar levando os aparelhos auditivos nas revisões para garantir um bom desempenho.

  • Tire as dúvidas com o fonoaudiólogo

Caso tenha qualquer dúvida sobre os dispositivos, é importante entrar em contato com o fonoaudiólogo. O profissional irá sempre te auxiliar com o uso do aparelho auditivo até mesmo em questões mais simples, como a limpeza e manutenção.

Gostou das nossas dicas de limpeza e cuidados que você deve ter com os aparelhos auditivos em casa?  Então que tal ler nosso artigo sobre desumidificador elétrico e conhecer todas as vantagens desse importante equipamento que auxilia muito na limpeza dos dispositivos? Confira.

 

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste