Como dar apoio a alguém com problemas auditivos?

Se você está lendo este post, provavelmente algum conhecido seu, seja um amigo ou familiar, pode ter problemas auditivos.

Se não for devidamente tratada, a perda auditiva trará um enorme impacto negativo para o paciente e, portanto, é importante que ele conte com a ajuda e apoio de amigos e também da família.

Caso seu amigo ou familiar ainda não tenha sido diagnosticado, encoraje-o a procurar por ajuda médica e fazer um teste de audição. Se o apoio e o encorajamento na busca por tratamento não forem suficientes, peça a ajuda de outras pessoas do círculo social do paciente para convencê-lo da importância de se tratar.

É bem provável que o tratamento inclua a indicação de um aparelho auditivo e, principalmente na fase de adaptação ao uso do dispositivo, sua ajuda será fundamental.

O que é importante saber para ajudar nesse processo de adaptação?

Receber o diagnóstico de perda auditiva não é fácil. Algumas pessoas relutam a esse diagnóstico e ficam muito tempo privadas de som. É preciso ter paciência com quem está no processo de adaptação. Provavelmente, você poderá ser escolhido pelo paciente para ser a pessoa com quem ele treinará a comunicação durante a adaptação ao uso do aparelho auditivo. Então, fique atento a alguns pontos:

 

  • Fale claramente e em um ritmo natural. Não há necessidade de gritar;
  • Inicialmente, incentive conversas em ambientes mais tranquilos, sem ruídos ao fundo como música alta;
  • Caso esteja em uma conversa que envolva um terceiro interlocutor, tente não interromper.

 

De suporte a pessoa nessa fase de adaptação ao aparelho auditivo. Importante mostrar para a pessoa o quanto é fundamental e efetivo o uso da tecnologia que mudará para melhor a vida da pessoa.

 

Se tiver disponibilidade, acompanhe o paciente nas consultas ao médico otorrinolaringologista e também ao fonoaudiólogo, profissional que ficará responsável pelo aconselhamento e orientação das melhores condutas referentes ao uso do aparelho auditivo.

Além disso, se informe bastante sobre o que é a perda auditiva, seus impactos etc. Aqui no nosso blog, temos vários posts interessantes que podem ajuda-lo e entender melhor o assunto.

Seu amigo ou familiar sofre com perda auditiva? Nossos profissionais estão à disposição para ajudar e orientar vocês em todo o processo. É só entrar em contato.

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste