Como ampliar a performance com os aparelhos auditivos através de estratégias comunicativas

Quem sofre com perda da audição sabe que receber o diagnóstico é algo bastante impactante e que a adaptação aos aparelhos auditivos precisa ser bastante trabalhada com a ajuda de um fonoaudiólogo e também com o apoio da família e amigos, já que leva um tempo para que o cérebro volte a se acostumar a ouvir os sons novamente.

Por isso, trabalhar estratégias comunicativas durante o período de adaptação aos dispositivos auditivos é fundamental. Essas estratégicas auxiliarão a ampliar a performance dos aparelhos e, assim, a pessoa terá uma adaptação mais rápida.

Continue a leitura e confira algumas estratégicas comunicativas que selecionamos.

– Peça para que as pessoas ao redor falem com naturalidade e clareza, sem exagerar no tom de voz e na gesticulação.

– Em ambientes como salas de aula, por exemplo, é importante informar o professor sobre a deficiência auditiva para que ele evite situações como explanar sobre o conteúdo enquanto estiver de costas escrevendo na lousa ou então caminhar pela sala enquanto realiza explicações. O ideal é permanecer próximo ao aluno com deficiência auditiva para possibilitar a leitura labial.

– Ainda em ambientes como a sala de aula ou até mesmo eventos como workshops e seminários, peça autorização para gravar o conteúdo por meio de um gravador ou até mesmo pelo celular, para que depois você possa repassar as informações de forma mais tranquila. Se possível, também peça para que o professor ou palestrante envie cópias dos recursos visuais que serão utilizados, assim como uma lista de terminologias e apontamentos do tema, para auxiliar o acompanhamento do conteúdo.

– Em ambientes cheios, como festas e reuniões com amigos e familiares, os mesmos devem estar cientes da deficiência auditiva do paciente e repetir as questões ou comentários feitos, sempre que necessário.

– Nas famílias, é importante que as crianças sejam comunicadas sobre a deficiência auditiva de algum membro, como o avô, por exemplo. Provavelmente elas perceberão a diferença na audição e questionarão sobre o assunto. Essa comunicação com os pequenos deve ocorrer de forma lúdica e objetiva, de acordo com o entendimento de cada uma e envolvimento amoroso com a pessoa afetada pela doença.

– Paciência é fundamental, tanto para quem sofre com a perda auditiva quanto para as pessoas ao seu redor. Os amigos e familiares precisam entender que é importante que o paciente compreenda a mensagem que eles queiram passar e que essa mensagem talvez terá que ser repetida algumas vezes. E o paciente também tem que ter paciência, pois terá que pedir algumas vezes para o assunto ser repetido, e saber que é importante não desistir de estabelecer essa comunicação com as pessoas ao seu redor.

Apesar de bastante simples, saiba que essas estratégias ajudarão muito a pessoa durante o período de adaptação aos aparelhos auditivos e farão toda a diferença na construção da sua qualidade de vida e bem-estar.

Está sofrendo com perda auditiva ou conhece alguém nessa situação e quer aprender mais sobre as estratégias de comunicação e como elas podem ajudar na performance com os aparelhos auditivos? Entre em contato agora com nossa equipe de fonoaudiólogos que nós podemos te ajudar.

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

Conheça 4 cursos online e gratuitos para aprender Libras

Conheça 4 cursos online e gratuitos para aprender Libras

Você sabia que há diversos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) online e gratuitos? Os cursos ajudam a promover a comunicação e a inclusão dos surdos no Brasil e podem ser feitos por qualquer pessoa interessada, do conforto de casa. A Libras está diretamente...

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste