Aparelhos auditivos não são como óculos! Concordo com esta frase!

Apesar de ser “didático” e, à princípio, parecer ser fácil de explicar, essa analogia com os óculos mais atrapalha que ajuda.

Depois dos 30 (e muitos!) passei a ter a companhia de um par de lentes para ler. Tudo fica tão grande! Tão fácil! Nem preciso de muita iluminação.

Quem dera se o problema de uma perda auditiva sensorioneural fosse como minha “vista cansada”.

Fatores externos são tão importantes quanto a habilidade que uma pessoa tem em processar o som. Se, com audição normal, temos dificuldade em ouvir em ambientes muito ruidosos, por exemplo, imagina pessoas com uma perda auditiva?

Se, com audição normal podemos ter dificuldade em prestar atenção, separar os sons… imagina para quem tem perda auditiva?

Agora, imagina que quem tem perda auditiva tem dificuldade em prestar atenção, separar os sons, discriminá-los… e que, normalmente frequenta ambientes acústicos bastante desafiadores e que mudam a cada momento!! Não tem como comparar o que um aparelho auditivo pode fazer com um óculos… nem tão pouco dá para comparar o uso dos dois. Aparelhos auditivos usam baterias, não podem ser lavados, nem sempre conseguem priorizar o que é importante para o usuário.

Definitivamente, aparelhos auditivos não são como óculos! Nem para aquelas perdas auditivas condutivas, nas quais a amplificação por si só já deveria garantir melhor audibilidade, assim como o aumento que as lentes oferecem, por exemplo.

Mônica de Sá Ferreira é fonoaudióloga. mestre e especialista em Audiologia.

 

Fonte: http://deficienciaauditiva.com.br/aparelhos-auditivos-nao-sao-como-oculos/

Fale Conosco

Consulte-nos para saber os locais de atendimento em sua região, além de nossa disponibilidade em atendermos em seu domicilio.

Whatsapp:

16 98115.0401

Clique e envie uma mensagem

Telefones:

 0800 606 80 73
 16 3941-3015

Ribeirão Preto

Rua Casemiro de Abreu, 576 – Vila Seixas

Araraquara

Av. Prudente de Morais, 880 – Centro

Batatais

Cel. Joaquim Rosa, 590 – Centro

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste