5 filmes que ajudam a entender melhor sobre a perda auditiva

Se você ou alguém que você conhece sofre com perda auditiva, provavelmente já notou que há muitos desafios para serem enfrentados no dia-dia.
Mas que tal aumentar seu conhecimento sobre a perda auditiva e entender como ela pode impactar a vida de uma pessoa?
Para te ajudar, separamos 5 filmes que falam sobre o tema de forma direta ou indireta. Confira!

A Família Bélier (2014)

O filme conta a história de Paula, uma adolescente francesa que enfrenta questões comuns da idade: desentendimento com os pais, primeiro amor, problemas na escola, entre outros. Porém, ela vive uma situação bastante diferente da maioria dos outros jovens, já que seu pai, sua mãe e seu irmão são deficientes auditivos. E é Paula a responsável por traduzir a língua dos sinais nas conversas entre os pais e os vizinhos. A situação se complica quando ela tem a oportunidade de integrar uma prestigiosa escola de canto em Paris, mas para isso terá que deixar os pais e o irmão.

Mr. Holland – Adorável Professor (1995)

Ambientado na década de 1960, o filme conta a história de um Músico que decide começar a lecionar para ter mais dinheiro, mas que inicialmente sente dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música. A situação se complica quando a esposa dá à luz ao filho e mais tarde descobrem que a criança é deficiente auditiva. Para conseguir financiar o tratamento do filho, ele acaba se dedicando mais à carreira de professor e deixa de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. O filme mostra várias questões relacionadas à surdez, como os obstáculos de comunicação entre pai e filho, a língua de sinais, o acesso ao universo sonoro, entre outros.

O Milagre de Anne Sullivann (1962)

O filme narra a história da professora Anne Sullivann, que faz com que sua aluna Helen, que tem deficiência auditiva e visual, se adapte e entenda o mundo à sua volta. Para atingir seu objetivo, Anne enfrenta embates com os pais da menina, que sempre mimaram e sentiram pena da filha. Ao morar com Helen, a professora consegue mostrar que mesmo com as deficiências há um mundo maravilhoso a ser explorado.

The Silent Child (2017)

O drama em curta-metragem foi o vencedor do Oscar 2018 e conta a história de Libby, uma garota de quatro anos que tem perda auditiva de grau profundo. Vivendo em um mundo de silêncio até encontrar uma assistente social, a menina aprende a língua de sinais. Um dos objetivos do filme é aumentar a conscientização da escola para fornecer apoio especializado a alunos deficientes auditivos.

O Segredo de Beethoven (2006)

Compositor de peças clássicas, Ludwig van Beethoven enfrenta sérios problemas de audição. O ano é 1824 depois de um período de ostracismo, ele pretende fazer uma volta triunfal e, para isto, está escrevendo a Nona Sinfonia. A limitação auditiva faz com que ele precise de ajuda para copiar as partituras. O assistente que o acompanhou durante vários anos está doente e não tem mais condições de fazer o trabalho. É quando Anna Holtz, uma ousada e talentosa estudante, entra em cena. Aos 23 anos, a jovem quer o emprego e, apesar de todo o desprezo de Beethoven, começa a trabalhar. O gênio forte e metódico do compositor não são barreiras para a sensibilidade da garota. Aos poucos, vai conquistando o grosseiro mestre e adquire uma profunda admiração dele.

 

Gostou da nossa lista de filmes que ajudam a entender mais sobre perda auditiva? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e assim auxiliar outras pessoas a saberem mais sobre o assunto.

 

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste