5 aspectos que você deve considerar ao escolher um aparelho auditivo

Você recebeu o diagnóstico de perda auditiva e agora precisa encontrar um aparelho auditivo. Nesse momento, é normal surgirem várias dúvidas quanto aos modelos disponíveis no mercado, quais são as melhores tecnologias, dentre outras questões.

Porém, antes de qualquer coisa, é fundamental que você conte com a ajuda de um fonoaudiólogo capacitado para a escolha do aparelho ideal. É esse profissional que dará todo o apoio necessário durante o processo e lhe auxiliará nesse investimento de longo prazo para a sua saúde.

Confira então os 5 principais aspectos que você deve considerar ao escolher seu aparelho auditivo:

1 – Estilo de vida

É importante que você considere quais são suas prioridades e hábitos no dia a dia. Por exemplo, caso você trabalhe em um local com muito ruído, é importante adquirir um aparelho que se adapte a essa condição. Detalhe seu cotidiano para o fonoaudiólogo e não se esqueça de mencionar também seus hobbies.

2 – Tecnologias e aparelhos disponíveis

Há aparelhos disponíveis no mercado para diferentes problemas auditivos e necessidades dos usuários. Muito além do aspecto estético, é importante se atentar à tecnologia que o aparelho auditivo oferece.

O que o aparelho fornece para compensar as funções perdidas pelo ouvido? Tecnologias mais avançadas podem oferecer recursos que favorecem o conforto do usuário. Porém, nem sempre o paciente precisará do mais moderno e tecnológico aparelho. 

3 – Estabelecimento

Ao iniciar a procura por aparelhos auditivos, você poderá encontrar na internet sites que comercializam os aparelhos com preços abaixo do mercado. Mas fique atento: muitos oferecem dispositivos auditivos de procedência duvidosa e sem assistência.

Por isso, procure por estabelecimentos especializados, que contam com estrutura física adequada e serviços realizados por profissionais capacitados.

Antes de tomar a decisão de onde adquirir seu aparelho, procure por recomendações entre amigos e familiares, cheque as recomendações e reclamações do estabelecimento em sites como o Reclame Aqui e até mesmo em redes sociais como o Facebook.

Quando se trata da aquisição do aparelho auditivo, tão importante quanto é a tecnologia do aparelho auditivo e o serviço de assistência, que o estabelecimento e o profissional fornecerão durante todo o processo. O sucesso da adaptação também depende da assistência e dos acompanhamentos realizados durante este processo.

 

4 – Teste

Em alguns estabelecimentos, como na Sonido, é possível realizar o teste gratuito com os aparelhos auditivos. O teste é excelente, pois permite que você experimente o dispositivo em situações do dia-dia em que você sente as dificuldades geradas pela perda da audição. Desta forma você notará a qualidade de vida que terá com o uso do aparelho auditivo.

5 – Custo x Benefícios

Muitas vezes, na procura pelo aparelho auditivo o paciente passa a se preocupar bastante com o valor, o que acaba levando-o a adquirir o aparelho mais barato, sem analisar os benefícios.

Portanto, avalie os custos versus os benefícios com calma e peça a ajuda do fonoaudiólogo. Caso a preocupação com preços seja grande, lembre-se que há financiamentos disponíveis no mercado, como o BB Crédito Acessibilidade que possibilita a compra de produtos e serviços de tecnologia assistida, destinados a melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. E isso inclui também os aparelhos auditivos.

Ainda tem dúvidas sobre os aspectos que você deve considerar ao escolher um aparelho auditivo? Então entre em contato com a nossa equipe e agende um horário para podermos te ajudar neste processo. Aqui na Sonido oferecemos auxílio em todas as etapas e também contamos com o teste gratuito.

 

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste