4 passos fáceis para tratar sua perda auditiva

Você notou que não está ouvindo tão bem quanto antes e decidiu que é hora de tratar o problema.  Essa é uma decisão inteligente já que a perda auditiva não tratada pode colocar você em risco de vários outros problemas relacionados à saúde, como depressão e declínio cognitivo.

A partir de agora, todo o processo para tratar a perda auditiva é bastante simples. Por isso, fizemos esse texto para que você possa entender o passo a passo e iniciar o seu tratamento o mais rápido possível. Continue a leitura e confira.

Passo 1 – Agendamento de consultas

O otorrinolaringologista é o médico que fará exames e testes para saber se você realmente sofre de perda auditiva e tentar descobrir qual é a possível causa do problema.

O diagnóstico será realizado pelo médico, mas o tratamento será feito a duas mãos, ou seja, médico e outro profissional da área da saúde, que é o fonoaudiólogo.

Portanto, assim que receber o resultado do médico constatando sua perda da audição, é hora de procurar por um centro auditivo que conte com uma equipe de fonoaudiólogos capacitados em soluções para perda auditiva, como a Sonido.

Passo 2- Consulta com o fonoaudiólogo

Tão importante quanto a consulta com o médico, a avaliação com o fonoaudiólogo é fundamental para nortear todo o tratamento da perda auditiva.

Nessa consulta, o profissional avaliará o seu histórico médico e fará uma série de testes para verificar o grau da perda da audição, além de avaliar o quanto você compreende da fala. O fonoaudiólogo também fará várias perguntas sobre seu estilo de vida e como a perda auditiva causa impactos no seu dia a dia.

Com os exames e todas as informações em mãos, o profissional fará a seleção do aparelho auditivo correto. A escolha do modelo do dispositivo, seus recursos e necessidade de acessórios serão baseados em vários fatores, incluindo os requisitos de comunicação, destreza manual e seu histórico médico.

Passo 3 – Teste do aparelho auditivo escolhido

Para que a eficácia do modelo escolhido seja completa, é importante poder testá-lo antes de fechar definitivamente a compra. Isso porque diferente dos óculos, que você coloca e já consegue enxergar melhor, o uso dos aparelhos auditivos leva um certo tempo de adaptação.

A Sonido permite, sem custo, a experiência domiciliar com os aparelhos para que o paciente tenha a certeza do auxílio que eles proporcionam.

Nessa fase de testes, não se esqueça de verificar se o dispositivo atende suas necessidades sem causar desconfortos. É fundamental que você se atente a todos os detalhes para que, junto ao fonoaudiólogo, possa escolher o melhor aparelho.

Passo 4- Levar os aparelhos auditivos definitivamente para casa

Teste realizado com sucesso e modelo escolhido. É hora de fechar a compra e levar seus dispositivos definitivamente para casa.

Porém, antes de finalizar a compra, é importante checar que tipo de acompanhamentos e ajustes o centro auditivo oferece. Portanto, opte por estabelecimentos que ofereçam programas e protocolos de acompanhamento, bem como tecnologia assistiva que atenda as necessidades específicas na regulagem dos aparelhos.

Tratar a perda auditiva não é um bicho de sete cabeças como algumas pessoas podem imaginar. Na verdade é bastante fácil, não é mesmo? Caso tenha ficado com alguma dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe de fonoaudiólogos para podermos te auxiliar em todo o tratamento.

 

 

         Veja também

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

O perigo da automedicação: medicamentos podem causar perda auditiva

Sempre vemos nos noticiários reportagens falando sobre os perigos da automedicação, já que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação no Brasil e podem ter efeitos colaterais graves, dentre eles a perda auditiva temporária ou até mesmo permanente....

×

Olá! Como posso te ajudar?

A mensagem será iniciada pelo WhatsApp
ou envie um email para: contato@sonidoaudicao.com.br

× Agende seu teste